terça-feira, 29 de setembro de 2009

Desabafo sobre o vestibular ...




Prestar vestibular desgasta a gente em muitos aspectos. No começo, é uma chuva de perguntas na nossa cabeça: " Fazer ou não um pré-vestibular?" "Que profissão seguir?" "Quais as carreiras em alta no mercado?" "Fazer o que gosta ou o que os pais querem?" "Em que faculdades se inscrever?"
Depois é estudar. É nessas horas que a gente grava as fórmulas, inventa macetes, faz fichamentos, faz um monte de questões de vestibulares passados. E quando saimos com os amigos, qual o assunto mais discutido? Sim, vestibular. --'
Ansiedade é o mal de que mais sofremos, as vezes sem perceber. Esperamos o dia da inscrição, esperamos o cartão de confirmação, esperamos o dia da prova, esperamos o dia do temível resultado. Aí já roemos todas as unhas, ganhamos novos tiques. Alguns de nós simplesmente piram (é sério. rsrs).
O dia da prova então, tem todo um ritual. Chegamos com uma hora de antecedência, munidos de água, e algo pra comer. Pra fazer a prova, tem que ter toda uma estratégia. Sentar perto da janela, nunca é uma boa idéia (você não quer ficar quatro horas com o sol na sua cabeça -fikdik rsrs) . Não pode ser inseguro, nem confiante demais.
O dia do resultado pode ser um dia de tremenda felicidade, ou um dia de tremenda decepção. E o pior é que você sabe, que seja lá qual for o seu resultado, todos seus amigos e colegas de classe ficarão sabendo, mais cedo ou mais tarde (rsrs). (O resultado fica no site, então basta que saibam seu nome todo pra ver sua nota).
É muita pressão da família, dos amigos e de si mesmo. Mesmo que ninguém diga nada, você sabe que todos querem que você passe, e isso te deixa ainda com mais medo ainda de não passar. E se os amigos passarem e você não ?


Bom, mas eu sei é que eu já estou ficando meio doida com isso tudo (rsrs). O Enem vai ser dia 3 e 4 de Outubro, 90 questões em cada dia, sendo que no segundo dia tem mais uma redação também. Me pergunto como (como ?!) vou fazer 90 questões em quatro horas e meia, além de que provavelmente todas as questões têm textos, alguns enoooormes ! Meu cartão de confirmação chegou hoje pelo correio, e as borboletas vieram habitar minha barriga. Ah, e unhas eu não tenho mais (rsrs) .


11 comentários:

  1. Concordo. Tudo começa a girar em torno do vestibular.
    :(
    estou durmindo apenas 5 horas por noite.
    estou me acabando de tanto estudar.
    =D

    ResponderExcluir
  2. Ei querida, no meu tempo (tem jurássico) não tinha a prova do enen. Mas tinha todo este terror pelo vestibular. Tudinho. Lembrei de mim em cada frase sua. Inclusive as unhas!!!
    Boa sorte!!!
    Depois conta como foi, t´?
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Diego, nossa! Mas tem que se cuidar tb, mta gente passa a dormir pouco e se alimentar mal nessa época..
    Volte sempre viu? :)

    La Sorcière, rsrsrs. Obrigada *_*
    Conto sim !

    Obrigada por comentar ;*

    ResponderExcluir
  4. rsrsrs

    Querida, ja passei por isso...eu pensava que meu estômago sairia pela boca... e as dores de barriga, então?! Aff...

    Mas o importante é se "ocupar" de fazer uma boa prova, sem pressa, vai fazendo o que sabe, o que não sabe, não perca mil horas pensando...passe, depois volte e se não souber, chute kkkkk

    Coma algo leve ( penas?) rs beba muito líquido e tenho certeza que dará tudo certo...

    bj

    ResponderExcluir
  5. Déia, rsrsrs. Okay, obrigada pelas dicas viu ? :) Mas tem que chutar mesmo! 180 questões meldels ! rsrsrs

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Também já passei por isso. Uma sensação de impotência, uma vontade de sair correndo por aí pra fugir desse tal vestibular. É normal, faz parte dessa fase da vida. Na hora da prova, faça o que sabe e lembre-se que você sabe, pois estudou muito para estar lá, naquele momento.

    vai dar tudo certo!

    www.jamyllebezerra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ontem mesmo eu estava conversando com minha mãe sobre o ENEM e percebi o quantoestava ansioso, quando chegou a carta com tudo...eu comecei a falar das materias que eu ainda não dominava, de materias que ainda não vi, de materias que tinha que revisar,da paciencia que teria que ter, etc... e quando percebi ja estava falando também do vestibular da ufmg e tudo mais
    percebi que estava tremedamente ansioso, então hoje resolvi de uam vez por todas, me dedicar ao maximo na escola, afinal ano que vem certament terei no maximo um cursinho, sem professore me explicar com calma, me lembrando macetes, sem me mostrar os caminos mais eficientes nem nada...
    Bem, o ENEM foi adiado, os gabaritos vazaram...fico me pergutando qual será o tema da redação...ja não bastasse a preocupação com as 90 questões em pouco mais de 4 horas de prova...Ah! sem contar o fato que agora as questões tem peso diferentes dentro da prova, questõ mais dificeis valem mais, por outro lado, se tu errar uam questão mais facil, voce perde pontos da questão facil e ainda os pontos da dificil @.@'
    /morre

    ResponderExcluir
  8. aaaaaaaai tadinha de voce Thaa =// Mas se serve de consolo,eu já passo por isso há dois anos sseguidos e olha que prova mesmo,EU nunca fiz XD

    ResponderExcluir
  9. Olha.. vou dizer, ano passado passei por tudo isso e posso confirmar, é uma batalha loooooonga demais, principalmante para pessoas tão "maduras" como jovens que só sabem dormir de tarde (eu durmo sempre =D).

    Escolher a profissão é uma batalha tão ardua que deveria ser mais tranquila, é uma escolha da vida meeeo!! E ninguém entende isso, só ficam perguntando o que faremos, colocam pressão e ninguém pergunta o que sentimos em relação a isso.

    Estudar e esperar é realmente uma ansiosidade só, embora eu não estudei direito, preciso confessar, não me chame de vagabundo AHAUHAUAH, mas é desgastante ter que faze rum monte de vestibular e se preocupar com curso a fazer, em qual vai passar e em qual lugar que passou vai fazer.

    A principal faculdade que prestei teve o vestibular um dia depois da minha formatura, imagina como eu tava no dia da prova =X

    Bem.. é uma fase complicada mesmo, mas depois que passa, a gente se sente melhor, muita coisa faz mais sentido depois de tudo isso..

    Beijoo

    ResponderExcluir
  10. Jamylle Bezerra, exatamente ! Ok! Obrigada pelas dicas ! Volte sempre :)

    Doki Heytor, ai, é assim mesmo comigo! rsrs
    Pois é, não gostei desse jeito que eles distriburiam os pontos ! Péssimo! --' Boa sorte pra vc ! :)

    Gabi, rsrsrs. Mas já? meldels ! ;O rsrsrs

    Douglas, rsrsrsrsrsrsrs.Pois é, e eu acho que somos novos pra decidir nosso futuroo assim, mas td bem... rsrs Bota desgastante nisso viu? u.u rsrs Que nada, eu tb deveria estar estudando mais --' rsrs
    kkkk Imagiino como vc estava .. rsrs
    Espero que seja assim mesmo !

    Obrigada pelos comentários gente :*

    ResponderExcluir
  11. olha só eu vo prestar o enem em dezembro tambem, e sei como deve ta tenso eu tambem estou, mais eu vou prestar o enem pra passar em 2 coisas nele, complicado rs encejja e no enem,
    porque estou indo pro 2 ano do medio etenho 18 anos, e sei como é tenso a presao da familia o curso e o nosso futuro em jogo, mais escolha o que voce mais vai te prazer de fazer de seguir se voce quer da aulas, ou que fica sentada no escritorio todos os dias ou trabalhar com a natureza , ou num laboratorio seja o que for, a escolha é sua , e deixe de pensar nas outras pessoas, porque se voce nao passar vai ser uma parte do seu tempo perdido, mais voce nao vai ser pior e nem melhor se passar ou não tera o outro ano, tera varios vestibulares e o que importa é voce conhesguri seu objtivo seje quando for. e tenta ao maximo nao fica nervosa com essa hora, muita das vez é assim que hajo. rs.

    e boa sorte!

    ResponderExcluir

Diga o que achou ! :D